Você sabia que todo condomínio pode ter um sistema de coleta seletiva?


Todo condomínio, independente de seu tamanho, pode adotar um sistema de coleta seletiva.

Atualmente, a ideia de sustentabilidade vem crescendo bastante, sendo uma grande aliada daqueles que desejam preservar o meio tão precioso em que vivemos

Dentre os inúmeros benefícios provenientes da coleta seletiva, podemos destacar a preservação do meio ambiente, redução da poluição e do número de aterros sanitários e consequente melhora da qualidade de vida da sociedade.

Mas, de fato, qual a importância da coleta seletiva em condomínios? Como ela pode ser praticada de forma correta?

A importância da coleta seletiva

Embora seja simples, essa atividade abrange uma série de fatores e pode gerar ótimas consequências para a natureza e para a sociedade. Só para se ter uma ideia da sua importância, quando efetuada com eficácia e máximo interesse, a coleta seletiva possibilita benefícios de curto e longo prazo, tais como:

• Ajuda na preservação do meio ambiente, diminuindo o uso de recursos naturais;
• Diminui a proliferação de ratos e outras pragas urbanas no condomínio e em locais que servem de depósito de lixo;
• Reduz consideravelmente o índice de poluição;
• Gera empregos nos setores de recolhimento e reciclagem do lixo;
• Auxilia no desenvolvimento da economia do país, já que engloba diversas áreas e permite uma redução de custos de forma geral.
• Valoriza o condomínio, pois passa a ter mais um aspecto positivo na gestão.

Coleta seletiva em condomínios: como implantar?

Coleta seletiva em condomínios nada mais é do que a coleta dos resíduos depois da separação prévia pelos moradores dos apartamentos (ou casas) de acordo com o tipo de resíduo, na coleta seletiva são os recicláveis (metal, papel, plástico, vidros entre outros) e pela coleta convencional os não recicláveis (rejeitos/orgânicos*)

Apesar dos conceitos de reciclagem e coleta seletiva não serem novidade para boa parte da população, eles ainda encontram dificuldade para se estabelecerem na prática. Mesmo que muita gente não tenha o hábito de separar os diferentes tipos de lixo em suas próprias residências, muitos já usam o serviço em praças de alimentação e em alguns prédios comerciais.